Hoje em dia a I-Dutto conta com uma linha de atuação onde os clientes podem chegar com uma demanda específica, por exemplo, Integração de Dispositivos IoT, onde ocorrerá o estudo para a customização de um dispositivo capaz de realizar a integração desse elemento desejado a escopo de atuação do ID-Ativos.
Essa customização pode variar de cliente para cliente, e também dentro dos setores de atuação (petróleo, gás, varejo, carga/descarga, automação, segurança, monitoramento). A I-Dutto se destaca dentro desse setor, com uma equipe especializada nessa função, onde já foram empregados diversos sistemas IoT integrados ao ID-Ativos.
Integração de Dispositivos IoT e Principais Aplicações na Indústria
A Internet Industrial das Coisas (IIoT) é o conjunto de sensores, instrumentos e dispositivos autônomos conectados via Internet a aplicações industriais. Essa rede permite gerar dados, realizar análises e otimizar a produção, visando assim o aumentando da eficiência e reduzindo os custos do processo de fabricação e prestação de serviços.
As aplicações industriais estão se tornando ambientes cada vez mais tecnológicos completos que conectam máquinas, dispositivos e sensores a essa grande rede, onde na ponta existem pessoas que gerenciam os processos em linhas de montagem, logística ou distribuição em larga escala.
Benefícios da IoT na indústria
- Menos custos: um dos benefícios da IoT na indústria é a redução de desperdícios, atrasos e falhas. Essa melhoria nos processos fabris provoca uma redução de custos, além de maior lucro. A IIoT também informa sobre a necessidade de manutenção nas máquinas, diminuindo o gasto com aquisição de novos equipamentos.
- Tomada de decisões fundamentada: com a interconexão de todo o processo fabril, os executivos conseguem ter muitos dados relevantes. A partir da análise das informações, têm uma visão global do desempenho da indústria e podem tomar melhores decisões.
- Menos acidentes: o controle das máquinas à distância, possibilitado pela IoT na indústria, aumenta a segurança dos colaboradores. Com a menor exposição ao risco, há menos acidentes. É um dos grandes benefícios da IoT na indústria.
- Diagnósticos aprimorados: os sensores nas máquinas possibilitam detecção e análise de fatores internos e externos da produção. Isso permite uma análise mais completa do processo.
- Controle da produção: a IIoT promove a comunicação das máquinas ao servidor central em tempo real. Isso traz maior controle da produção a partir dos dados fornecidos.
Características dos dispositivos IIoT
Os dispositivos IIoT podem ser necessários em uma ampla variedade de locais, independentemente do setor. Devido a isso, as principais características físicas desses tipos de dispositivos são tipicamente:
- Equipamentos mais robustos, para operar em condições extremas sem quebrar, ou seja, suportar temperaturas altas ou abaixo de zero, resistentes ao desgaste e à água.
- Dispositivos com maior autonomia por incluir baterias de grande capacidade e menor consumo de energia, devido ao custo de envio de um operador para manutenção ou à complexidade do acesso físico ao dispositivo. Ter os equipamentos conectados à rede permite monitorá-los, podendo assim observar e controlar remotamente a vida útil do dispositivo, verificar logs, fazer alterações na configuração ou atualizá-los.
- Sistema de segurança próprio de dispositivos IIoT e com maior grau de robustez, pois um ciberataque pode ser fatal em uma infraestrutura crítica devido à interconectividade de suas redes.
Sensores IoT e suas Aplicações
Os sensores podem ser classificados com base em várias características, mas o critério de seleção mais importante é a magnitude ou métrica que eles leem. Para fornecer algumas ideias gerais, estas são as métricas mais comuns:
- Temperatura
- Umidade
- Pressão
- Níveis de depósito/acumulador
- Fluxos de linha ou serviço
- Presença/contagem de peças/embalagens/sacos
- Tensão, consumo e potência elétrica
- Proximidade
- Brilho
- Ruído
Outros sensores mais específicos são:
- Acelerômetro
- Giroscópio
- Colisão
- Deformação
- Velocidade
- Distância entre elementos de uma máquina/processo (GAP)
- Gestão e tratamento de água
Gateway IoT e suas Aplicações
O gateway IoT é um dispositivo de tamanho compacto e robusto que transmite as informações dos dispositivos IoT para a nuvem. Ele é o elemento interligador entre os sensores IoT da aplicação com o ambiente WEB que fará a gestão, controle e processamento do sistema. Normalmente a comunicação do gateway ocorre através do meio de um Wi-Fi dedicado ou de infraestruturas de redes móveis, mas o método de transferência varia dependendo da arquitetura particular da IoT.
Principais Funções de um Gateway IoT
- Comunicação com a Clound
- Direcionar o Tráfego de Rede
- Suporte de Vários Protocolos de Transferência de Dados
- Segurança das Informações dos Sensores
- Agregação e Pré-Processamento dos Dados
- Segurança da Rede
- Armazenamento Local de Dados