idutto- IoT na logística
Blog

HOME / BLOG

O Que é Telemetria e Como Funciona

O que é telemetria e como funciona

Se você tem uma frota de veículos, seja ela de caminhões ou carros comerciais, ter as informações e dados sobre as condutas dos motoristas no trânsito é importante, afinal, é a reputação da sua empresa que está em jogo. A telemetria pode te ajudar nisso.

Quer saber como isso é possível? Eu te conto: por meio do sistema de telemetria. Trata-se de uma tecnologia de ponta que codifica os dados produzidos pelo veículo em informações.

Neste texto te mostro como esse sistema pode ser útil para sua empresa e pode te auxiliar a otimizar seu negócio.

Como funciona a telemetria?

O que é telemetria e como funciona

Você sabe o que quer dizer telemetria? A palavra telemetria possui o prefixo ‘tele’, que significa remoto e o sufixo ‘metria’, que significa medição. 

Ou seja, telemetria é a medição remota de dados e informações por meio de um sistema.

Essa medição é encaminhada para uma central de dados de forma automática e digital que, posteriormente, as envia para uma central de informação.

A telemetria veicular consiste em acompanhar os dados emitidos pela frota para se ter uma visão geral do trabalho de sua operação móvel.

O objetivo deste trabalho é acompanhar a performance dos veículos e condutores e assim, por meio de dados reais e atualizados, montar estratégias para minimizar gastos e garantir a segurança do motorista.

Telemetria analógica

Para responder esta pergunta é preciso entender que a coleta de dados pode ser feita de duas formas distintas: analógica e da maneira digital.

A coleta de dados de forma analógica é feita por meio de um sensor. Ou seja, para se saber o RPM do veículo, por exemplo, será preciso instalar um fio no sensor do carro responsável por esta informação.

Assim,  faz-se o cálculo do contagiro com base nos dados dos pulsos enviados ao sensor.

Essa técnica se aplica a todas as medições importantes, como odômetro – instrumento usado nas medições de distâncias percorridas pelo veículo.

Quais as vantagens da telemetria com coleta analógica?

Essa medição pode ser feita em qualquer veículo, desde os mais novos aos mais antigos, já que precisa-se apenas ligar os sensores para obter os dados.

Existe desvantagem? Infelizmente a resposta é sim. A importância desta técnica é a necessidade de uma instalação e manutenção, pois como dito, é necessário fazer ligações em diferentes sensores.

Especialistas também recomendam que as calibragens sejam ajustadas regularmente em um intervalo médio de três meses. Isso assegurará dados mais confiáveis e atuais.

Telemetria digital

Existe também uma outra possibilidade: a coleta digital.

Neste caso a leitura de telemetria é realizada através da central eletrônica do carro. A grande desvantagem é que não se pode utilizar em veículos mais antigos. 

Porém, desde 2009 novos padrões têm sido estabelecidos no mercado e isso tem favorecido a telemetria digital. Com a criação da rede de Controller Area Network (CAN) presente em alguns veículos, é possível obter inúmeras informações.

Deixa eu te explicar melhor, é como se todos aqueles sensores que ficavam separados no modelo analógico agora estivessem conectados e conversassem entre si, como uma grande inteligência coletiva.

Assim, diferentemente de como apresentado no sistema analógico, na coleta de telemetria digital é preciso conectar-se apenas em um sensor da rede e obter todas as informações necessárias. 

Em outras palavras, a maior vantagem em se optar pela telemetria digital é a rapidez para se obter as informações e dados mais confiáveis. 

Ela também é muito mais eficiente ao identificar falhas, podendo comunicar a central de informações em tempo real.

Quando a telemetria é utilizada?

O que é telemetria e como funciona

Muitos dados são colhidos neste processo, como a condução do motorista, as rotas realizadas pela equipe e o nível de consumo do combustível.

Além disso também se obtém dados sobre a velocidade veicular atingida (que pode ser comparada com a permitida na estrada e assim, saber se o condutor está fazendo uma direção segura).

Pelo sistema de telemetria é possível criar um ranking de desempenho, pois também se pode obter dados sobre excesso de velocidade, manobras perigosas como freadas e aceleradas repentinas.

Dados sobre o motor são resgatados com a telemetria veicular, assim, é possível acompanhar a saúde veicular e evitar prejuízos, fazendo as manutenções necessárias em tempo hábil.

Mas será que a telemetria pode realmente me auxiliar? Se você está se perguntando isso, saiba que a resposta é sim. Entenda mais a seguir.

Telemetria, Logística e gestão de frotas

A tecnologia da telemetria permite o acesso a diversas informações da sua frota e operações logísticas. Graças a isso, você pode otimizar os processos de sua empresa, gerando mais celeridade e diminuição dos custos.

Tudo isso graças aos dados que são extraídos por meio das coletas, sejam referentes ao veículo – que em caso de mau funcionamento pode ser direcionado para manutenção em tempo hábil, ou referentes ao comportamento no trânsito do motorista.

Com a telemetria, é possível planejar e executar planos de trabalho de forma mais consciente, afinal, suas decisões estarão pautadas em dados reais, atualizados e personalizados.

Telemetria empilhadeira

A telemetria empilhadeira é outra vantagem desta tecnologia. Com ela é possível bloquear a operação da sua máquina empilhadeira de acordo com o tipo de operador.

Ainda é possível realizar outros serviços, como medir o tempo de movimentação da máquina, a produtividade da sua frota, controlar a velocidade e o tempo de elevação do equipamento, identificar as atividades executadas pela empilhadeira, bloquear automaticamente a máquina em caso de desvios ou infrações – o que traz mais segurança para sua equipe e frota.

Com a telemetria empilhadeira também é possível receber o fluxograma da operação da empilhadeira, o que te permitirá ter o controle da operação por completo.

São muitas funcionalidades que a telemetria empilhadeira dispõe. Entre em contato com nossos consultores para te passarmos informações sobre como a telemetria poderá ajudar no seu negócio.

Como a telemetria pode auxiliar a gestão de frotas?

Devido a tecnologia envolvida no processo, você, empresário, terá acesso a inúmeras informações valiosas. Com essas informações poderá elaborar um plano de trabalho otimizado e personalizado de acordo com suas necessidades e desempenho da frota.

Além disso, com a telemetria você poderá ter mais autonomia em suas operações, economizar combustível ao traçar rotas mais precisas, analisar os dados do veículo e da direção do motorista, identificar previamente falhas mecânicas e assim, evitar acidentes, etc.

Benefícios do sistema de telemetria para a gestão de frotas

Se você ainda não tem certeza de esta ser a melhor opção para sua empresa, aqui reunimos motivos para te fazer mudar de ideia.

  • Segurança para a frota

A análise de telemetria digital ajuda a diminuir acidentes de trabalho. Sabe como? Isso pois, além de poder acompanhar em tempo real o desempenho dos motoristas na condução da frota, permite contato direto com o condutor para informar sobre os riscos de dirigir em alta velocidade, caso o mesmo ultrapasse os limites permitidos.

Além disso, diminui-se os riscos de roubo das cargas, pois ao perceber uma atividade suspeita é possível travar remotamente o veículo, impedindo seu deslocamento.

  • Cuidado com a equipe

Por falar na segurança do condutor, isso reflete diretamente em questões de valorização profissional. Profissionais valorizados se sentem mais motivados a desenvolver seu trabalho com mais dedicação e excelência. 

  • Gestão mais eficiente

Com o fornecimento constante de dados sobre os veículos e frotas é possível fazer um planejamento melhor e identificar necessidades de manutenção, treinamento do condutor ou ajustes de rotas.

Todas essas medidas, conseguidas por meio da telemetria, ajudam a sua empresa a ter uma gestão mais eficiente, otimizando o trabalho e minimizando os custos.

  • Economia

Ao se analisar os dados de suas frotas, como trajetos percorridos, tempo gasto e consumo de combustível é possível para o gestor realinhar as rotinas de trabalho. 

Além disso, se o veículo está consumindo mais que o normal e fazendo menos tempo é sinal de que há algo de errado. Melhor fazer uma manutenção e garantir a segurança do colaborador.

Conclusão

Hoje você descobriu o que é telemetria e todas as suas funcionalidades. Agora ficou fácil, né? Que tal pôr em prática seus conhecimentos atuais sobre o tema para otimizar ainda mais o seu negócio? Entrar em contato com nossos consultores que vamos te ajudar nisso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

Sumário

[banner=”telemetria”]

Categorias

idutto- IoT na logística

Rastreabilidade & Telemetria

Digitalização de Processos com Movimentações de Materiais e Equipamentos

Contato

contato@idutto.com.br

Endereço:

Avenida Nossa Senhora da Glória 2987 CEP: 27920360 – Macaé, Rio de Janeiro

© Copyright 2022. Idutto. Todos os direitos reservados.

plugins premium WordPress